Sobre mim

Olá pessoal, meu nome é Cleberson Forte. Eu nasci em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo. Amo essa cidade. Para os meus parâmetros ela tem tudo o que se precisa e não é tão longe de cidades maiores, como a capital do estado. Na verdade, há um único problema: não tem praia. =(

Gosto bastante de estudar. Quando me dei conta, tinha alcançado o meu título de Doutor em engenharia elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi uma grande conquista, super suada, mas era um sonho e foi incrível quando o alcancei. No meio do doutorado eu resolvi fazer um estágio no exterior (estágio sanduíche)  e fui aceito pela Georgia Institute of Technology para trabalhar num projeto de revitalização de uma rua no centro de Atlanta utilizando tecnologias de visão computacional e realidade aumentada. Hoje, quando penso sobre isso, me sinto muito feliz pela oportunidade, aproveitei bastante os 11 meses de imersão na cultura acadêmica americana.

Desde a graduação eu pesquisava sobre realidade aumentada, realidade virtual, visão computacional, jogos… quase sempre aplicando essas tecnologias à educação. No mestrado, por exemplo, propus que fossem desenvolvidos objetos de aprendizagem em realidade aumentada para o ensino de física. 

Depois de ter trabalhado como instrutor (nos primórdios da internet) e feito muitos trabalhos voluntários como professor de disciplinas básicas para alunos em programas sociais, em 2021 completo 11 anos de docência no ensino superior. Neste tempo tive a oportunidade de contribuir na formação de mais de 800 alunos, alguns dos quais hoje são colegas de profissão e outros que alcançaram posições de relevância em suas áreas.

Ninguém vive apenas de se dedicar às coisas acadêmicas, não é? comigo não é diferente. Paralelamente às pesquisas aplicadas à tecnologia, gosto muito de estudar sobre finanças, filosofia e psicologia… Gosto de entender as coisas sob uma perspectiva humanista e, principalmente, de compartilhar, quando posso, essas impressões com quem está por perto. Também gosto muito de dirigir em rodovia, mas isso já é outra história =)

Neste site eu compartilho parte do que eu sei, sobre os temas que me são caros, de uma maneira que eu gostaria de ler quando pesquiso na internet. Tecnologia, dicas de leitura e finanças são temas constantes, mas nada impede que entre uma postagem e outra apareça algo menos compromissado. O objetivo é conversar com mais pessoas, criar um espaço de diálogo e contribuição coletiva, então não deixe de comentar, se expressar e enviar as suas contribuições. Sinta-se em casa.